

Toxina Botulínica para tratamento de rugas dinâmicas
Dermatologia Estética
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica tipo A é uma substância biológica que aplicada dentro dos músculos promove um bloqueio temporário e reversível da contração muscular. Ocorre um relaxamento desses músculos, ou seja, o músculo não contrai e, portanto, não forma o “pregueamento” da pele (as rugas são atenuadas).
Quais as indicações para aplicação da toxina botulínica?
É uma substância utilizada em diversas áreas da medicina, como tratamento do estrabismo, condições com espasticidade muscular, enxaqueca, dentre outros. Na dermatologia, utilizamos a toxina botulínica no tratamento das rugas dinâmicas (ou de expressão) e da hiperhidrose (suor excessivo).

Qual a idade ideal para iniciar a aplicação da toxina botulínica nas rugas?
A aplicação deve iniciar quando observamos que as rugas dinâmicas/expressão (que aparecem ao contrair os músculos da face, como os “pés-de galinha” durante o sorriso) já não desaparecem por completo com a face em posição neutra, ou seja, percebemos a formação das linhas/rugas mesmo em repouso.
Na prática observamos que para a maioria das pessoas a indicação é por volta dos 30 anos (em homens a idade costuma ser mais precoce). O melhor resultado é obtido nessa fase, com prevenção da formação de rugas profundas e manutenção de uma aparência jovial e natural.
É um equívoco adiar a aplicação da toxina até que a ruga fique visível com o rosto em repouso (nesses casos, apenas a toxina botulínica não será suficiente e a associação com outras técnicas será necessária).
Como é realizado o procedimento?
A toxina botulínica tipo A é uma substância biológica que aplicada dentro dos músculos promove um bloqueio temporário e reversível da contração muscular. Ocorre um relaxamento desses músculos, ou seja, o músculo não contrai e, portanto, não forma o “pregueamento” da pele (as rugas são atenuadas).
Quais os cuidados/recomendações após a aplicação da toxina botulínica?
Nas primeiras 12 horas:
-
Não massagear os locais das aplicações;
-
Não realizar atividade física.

Quais áreas e tipos rugas são tratadas pela toxina botulínica?

O mais comum é o tratamento do 1/3 superior da face para rugas da “braveza” (entre as sobrancelhas), na testa e “pés-de-galinha” (ao redor dos olhos).

Na minha prática a regra é a aplicação global de toxina botulínica com inclusão dos músculos depressores da face (para melhora da “queda dos cantinhos da boca” e linhas de marionete), pescoço e masseter (quando o paciente tem bruxismo).
O resultado é imediato?
O efeito de relaxamento muscular e a atenuação das rugas são percebidos, em geral, 48 horas após o procedimento. Há uma melhora progressiva durante os 10 dias seguintes à aplicação de toxina botulínica. Após 10-15 dias do procedimento é realizada uma nova avaliação e, se necessário, aplicação adicional da substância.
Quanto tempo dura o resultado da toxina botulínica no tratamento das rugas de expressão?
A duração é de aproximadamente quatro meses para a maioria das pessoas. O intervalo ideal varia entre 4-5 meses para a reaplicação. Para manutenção dos resultados no longo prazo recomendamos duas a três aplicações anuais de toxina botulínica.

Quais os efeitos colaterais podem ocorrer após aplicação da toxina botulínica?
-
Decorrentes da picada da agulha podem ocorrer: inchaço, vermelhidão, equimoses (“roxinho”);
-
Dor de cabeça: é relatada por alguns pacientes nas horas seguintes a aplicação;
-
Assimetrias na contração muscular, mudança no posicionamento das sobrancelhas (mais comum é o arqueamento excessivo) e a aparência de “rosto congelado”. A avaliação criteriosa de cada paciente antes e após a aplicação (retorno entre 10-15 dias) é essencial para prevenir e corrigir essas situações;
-
Ptose (“queda”) da pálpebra: muito raro e reversível (há recursos para acelerar a recuperação mais rápida).