
Exerese com sutura
Dermatologia Cirúrgica
O que é exerese com sutura?
Trata-se de um procedimento com finalidade terapêutica para retirada de uma lesão de pele, em geral lesões tumorais benignas (como cistos e lipomas), nevos melanocíticos (“pintas”) e cânceres de pele.
Como é realizado o procedimento?
É um procedimento realizado ambulatorialmente com material estéril, sob anestesia local, com uma incisão (em geral em formato elíptico – “folha”) que permite a remoção completa da lesão. O fragmento é enviado para exame anatomopatológico (análise microscópica) em laboratório. É realizada então a sutura (pontos) das bordas e colocação do curativo.

Será sempre necessária a análise anatomopatológica da lesão removida?
É recomendável o exame anatomopatológico para toda lesão removida, isso assegura o diagnóstico correto e se a lesão foi removida completamente.

Quais os cuidados após a exerese de uma lesão?
Retorna-se a rotina normal após o procedimento.
A depender do local do procedimento é necessário interromper algumas práticas esportivas e realizar a troca diária do curativo. A retirada dos pontos é realizada após 7 a 10 dias. Também é necessário evitar a exposição solar no local por, no mínimo, 3 meses.
Ficarei com uma cicatriz no local?
Sim. Qualquer procedimento cirúrgico que atinja a derme (segunda camada da pele) deixará uma cicatriz. O esperado após esse tipo de procedimento é uma cicatriz linear (“como um risco”). O resultado estético final em geral é satisfatório e dependerá do tamanho do fragmento, localização, técnica, padrão genético de cicatrização e cuidados adequados no pós-procedimento.