
Fios de PDO
Dermatologia Estética

O que são os fios de PDO?
São fios compostos pela polidioxanona (PDO) – substância biocompatível e biodegradável. Utilizados na medicina há décadas para suturas em cirurgias vasculares. Mais recentemente ampliou-se o uso para fins estéticos considerando que durante o processo de degradação/absorção dos fios, são substituídos por colágeno produzido pelo organismo.
Quais as indicações e áreas tratadas?
Existem dois tipos de fios:
-
Tração/sustentação: possuem “farpas/garrinhas” na sua estrutura que são fixadas abaixo da pele e promovem uma tração e reposicionamento dos compartimentos de gordura, ligamentos e da própria pele. Ou seja, além do bioestímulo de colágeno observa-se esse efeito lifting imediato.
-
Lisos: aplicados sob a pele, paralelos ou cruzados (“hashtags”) promovem a formação de uma rede/”trama” de colágeno.
São indicados para uso facial (pálpebras, “código de barras”, linhas do acordeão e qualquer área que se beneficie do bioestímulo de colágeno) e corporal (áreas com flacidez como braços, abdômen, coxas e “bumbum”).

Quantas aplicações são necessárias? Qual a duração do efeito?
É realizada a aplicação na área escolhida e necessário aguardar 4-5 meses para que ocorra a completa absorção dos fios e produção de colágeno. Após esse período é avaliada a necessidade de aplicações adicionais na nesma área. O novo colágeno formado tem duração de 1 ano.
Fazer fios de PDO é seguro? Dói?
Os fios de PDO são considerados seguros e o risco de complicações é muito baixo. O principal aspecto no quesito segurança é a escolha de um profissional habilitado na técnica correta e asséptica.
O procedimento é realizado sob anestesia local. Nos dias seguintes o desconforto costuma ser leve e com boa resposta a analgésicos.
Quais os cuidados após a aplicação?
Deve-se evitar, após o procedimento:
-
Maquiagem: 12 horas;
-
Atividade física: 24 horas (fios lisos) e 7 dias (fios de sustentação);
-
Exposição solar: 7 dias.
-
Sauna, massagem no local, vacinas, procedimentos dentários: 2 semanas.
No caso dos fios de tração são colocadas bandagens de contenção no local para reduzir a mobilização/movimentação do local por, no mínimo, 3 dias.