top of page
i39.jpg

Shaving e eletrocirurgia

Dermatologia Cirúrgica

Quais as indicações do shaving e eletrocirurgia?

São procedimentos com finalidade terapêutica para retirada de lesões de pele, principalmente as  pedunculadas ( “penduradas”, por exemplo acrocordons), lesões benignas superficiais ( por exemplo, siringomas e ceratoses seborreicas) e vasculares ( tumores de “vasinhos”, como angiomas rubis) .

Como é realizado o procedimento?

31.png

É realizado ambulatorialmente, com material estéril, sob anestesia local.

No shaving (do inglês “barbear”) ou excisão tangencial, utilizamos um bisturi ou tesoura fina sob a lesão para cortar sua base. É frequente a complementação do procedimento com a eletrocirurgia onde utilizamos um bisturi de alta frequência para interromper o sangramento (“cauterizar os vasos”).

O fragmento de pele removido é enviado para exame anatomopatológico (análise microscópica) em laboratório, quando necessário. Não há cortes na pele e portanto não é necessária a  realização de sutura (pontos) ou aplicação de curativos.

sv1.jpg
Quais os cuidados após o procedimento?

Retorna-se à rotina normal após o procedimento.

Forma-se uma crosta (“casquinha”) sobre a área e a cicatrização ocorre entre 7 e 15 dias, a depender do tamanho e local da lesão.  Também é necessário evitar a exposição solar no local por, no mínimo, dois meses.

Ficarei com uma cicatriz no local?

Essa técnica é utilizada para lesões superficiais (que atingem epiderme e derme superficial) e resulta em cicatrização com excelente resultado estético, muitas vezes a cicatriz torna-se imperceptível a olho nu após algumas semanas.

bottom of page